terça-feira, 4 de maio de 2010

Segurança Rodoviária



ERA UMA VEZ...

... UMA RUA...

...ABORRECIDA




Era uma vez uma rua que vivia muito aborrecida!
-- Ai! Que aborrecida que estou -- dizia ela para si.
-- Nada acontece por aqui. Só os carros passam por mim a grande velocidade!!



Um dia a rua começou a sentir um movimento estranho perto de si.

-- Que será que se passa aqui? Estou curiosa.

Observou... Observou... com muita atenção o que se passava à sua volta ... até que descobriu!



-- Já sei! Estão a construir uma casa, ... uma casa grande! E tem um jardim bem bonito ao seu redor ... com baloiços, ... olha dois escorregas, ... uns carros feitos de troncos.
-- Espera! continuava ela. --Já sei! Estão a construir um jardim de infância!



Era verdade, ali perto daquela rua, estava a ser construído um jardim de infância.

-- Uma escola - continuava ela - mas isso quer dizer, que por aí vão passar muitos meninos e meninas... VIVA... VIVA... disse ela muito feliz!



Parece que se acabou o aborrecimento ... ver passar por mima pequenada é uma história que muito me agrada ... ouvir os seus risos... ver as suas brincadeiras!

Um dia aquela escola abriu e os meninos começaram a passar por ali.

A rua quis meter conversa com um desses meninos:
--Pstt... Pstt... Menino... - chamou ela.
O João que passava por ali, ouvir chamar, olhou para todo o lado e não viu ninguém.
A rua continuou:
--Pstt... Pstt... estou aqui debaixo dos teus pés!
O menino olhou para baixo e ouviu então aquela voz que vinha da estrada mesmo debaixo dos
seus pés.




-- Não tenhas medo, só quero saber se gostas de passear por mim, quando vais para a escola.
-- Sim, gosto muito -disse o João. Mas acho que faltam aqui algumas coisas...

-- Que coisas?
-- Olha, as passadeiras em frente à escola para nós podermos passar em segurança.
-- É verdade, tenho de enfeitar-me de riscas, para os meninos poderem atravessar-me.
-- Sabes? É preciso alargar os passeios e por daquelas coisas para protegerem os meninos que saem da escola ... as barreiras de protecção! É preciso também avisar aqueles condutores distraídos, de que aqui perto está uma escola, com aqueles sinais de perigo.
-- Tantas coisas necessárias... vou já tomar "providências".



E assim aconteceu ... nada naquela rua faltava para os meninos que iam para aquela escola andarem em segurança.

A rua vivia agora muito feliz e quem nela passava também!

O aborrecimento de outrora acabara, porque agora todos os dias havia um motivo de distracção com toda aquela criançada!

FIM

Esta história e estes desenhos foram realizados pelas crianças do Centro de Bem Estar Social da zona alta de Torres Novas; este trabalho ficou classificado em 3º lugar, em Expressão Plástica, a nível nacional, no Concurso "Crescer em Segurança" no ano de 1997.

Sem comentários:

Enviar um comentário